As Colunas

O Mil Palavras é composto por sete colunas produzidas pelo autor: Textos, Experiências, Recomendo, Inspirações, Fotos, Exposições e Links da Semana.

Além das colunas, também conta com as seções Atualização de Leitura e Citações.

Textos:
Os textos são obras em prosa, poesia, aforismos, ensaios ou qualquer formato literário. São obras próprias e publicadas em conjunto com uma fotografia também realizada pelo autor. Compõem a produção literária e, em geral, tratam sobre sentimentos e compreensões. Em cada um delas é trabalhada uma situação onírica que procura juntar a intimidade do autor com a universalidade dos leitores, transbordando o texto para a identificação, a afinidade e o pensamento. As obras se propõem uma catarse e um instrumento de autoconhecimento e reflexão, deixando lacunas propositais para serem compostas pela interpretação de quem lê.

Experiências:
As experiências são crônicas sobre a vida diária e as reflexões do autor. Experiências é um tópico que demonstra um pouco da vida do autor, suas impressões sobre mundo prático, com situações reais e o que se pode extrair delas. Narradas em primeira pessoa, costumam ter cunho social e político.

Recomendo:
O Recomendo é uma indicação do autor. Poderá ser um livro, artista, fotografia, site, lugar, exposição e qualquer outro conteúdo que tenha despertado o interesse a ponto de ser compartilhado. O Recomendo, ao contrário da coluna links da semana, é uma recomendação analítica, em que será emitida uma opinião sobre o que está sendo recomendado. Sendo uma recomendação, significa que o autor efetivamente gostou daquilo. Não significa, no entanto, que se abstenha das críticas possíveis. O Recomendo usualmente será uma critica acompanhada da indicação de onde encontrar o conteúdo da recomendação.

Inspirações:
Mais profundo que uma recomendação e também mais especifica, as inspirações são as referências artísticas e sociais do autor. Uma história de vida, um vídeo tocante, uma passagem especialmente forte de um texto, uma foto, uma localidade. Para entrar nessa coluna, o objeto alcançou – na opinião do autor – algo de sublime que o eleve a uma categoria de obra-prima.

Fotos:
São as publicações de fotografias produzidas pelo autor. Procuram retratar recortes da vida urbana e da natureza, assim como pessoas e ações. As fotos são usualmente urbanas e focadas em detalhes do cenário. Algumas das fotos já são do acervo do autor, enquanto outras são recentes. Sempre que possível, a foto será publicada com a história e a impressão do autor sobre ela.

Exposições:
As exposições são fotografias que formam um conjunto. As exposições virtuais possuem um tema, sendo o resultado de um ou mais ensaios fotográficos realizados.

Links da semana:
Toda sexta-feira, será publicada uma coletânea de links de outros blogs ou de sites para um determinado conteúdo. Os links da semana são indicações superficiais sobre o que chamou a atenção do autor naquela semana, sendo composto, em geral, pelas seguintes categorias: Literatura (poderão ser textos literários ou artigos sobre técnica literária); fotografia (poderão ser fotos ou artigos de técnica fotográfica); curta (indicação de curta-metragens, incluindo animação); webcomic (tirinhas online, indicando uma tirinha em especifico); música (indicação de videoclipes ou vídeos do Youtube com músicas); política (indicação de reportagens políticas ou colunas de opinião); responsabilidade social (reportagens sobre iniciativas sociais e ambientais); qualidade de vida (textos e reportagens sobre melhoria da qualidade de vida e gestão de recursos); curso (indicação de cursos online em plataformas de ensino); ciência (reportagens sobre novas descobertas da ciência); oportunidade (indicação de concursos, editais e oportunidades); página do Facebook (indicação de uma página interessante do Facebook); Old but Gold (conteúdo antigo que fez sucesso na internet); boa notícia (algo bom que tenha acontecido no mundo na última semana); lista (quem não adora uma boa lista de dez ou sete coisas?); TED (indicação de uma palestra do TED Talk – Technology, Entertainment and Design Talk).

Atualização de Leitura:
A atualização de leitura está no menu lateral do blog e acompanha as leituras do autor.

Citações:
Essa seção do blog reúne as imagens publicadas primeiramente no Facebook, compostas por citações de autores dos diversos gêneros e áreas de estudo, escritas sobre fotos tiradas pelo autor do Mil Palavras. São passagens de livros, entrevistas ou palestras que representaram algo de impactante, digno de ser compartilhado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s